publicidade

Nadal reage, domina del Potro e luta pelo tri contra sul-africano no US Open

Nadal reage, domina del Potro e luta pelo tri contra sul-africano no US Open
eação implacável. O espanhol Rafael Nadal conseguiu virada em grande estilo sobre o argentino Juan Martin del Potro, 28º, parciais de 4/6, 6/0, 6/3 e 6/2 em 2h30 de jogo na noite desta sexta-feira. Vencedor de 15 títulos de Grand Slams, Nadal busca o tricampeonato em Nova York. Ele foi campeão nas edições de 2010 e 2013 e disputará a 4ª final no torneio. O Touro Miúra soma 23 finais de Grand Slam na carreira. O adversário de Nadal na final do US Open será o sacador sul-africano Kevin Anderson, cabeça de chave 29, que derrotou o espanhol Pablo Carreño Busta por 3 sets a 1.
A vitória foi a nona de Nadal sobre o gigante de Tandil. O placar entre os dois está 9 a 5. Del Potro havia vencido as últimas duas partidas contra o espanhol, sendo a mais recente a semifinal da Olimpíada do Rio 2016. Aos 31 anos, Rafael Nadal busca o 5º título da temporada. Ele não faturou um troféu neste ano fora do saibro. As conquistas vieram no ATP 500 de Barcelona, os Masters 1000 de Monte Carlo e Madri, e Roland Garros. O último de Nadal na quadra dura foi em janeiro de 2014, quando levantou o troféu do ATP 250 de Doha.
- Significa muito para mim. Tem sido uma temporada incrível para mim após momentos difíceis. Estou muito feliz. Significa tudo para mim estar aqui nessa quadra diante dessa plateia incrível. Lutar aqui pelo título é muito importante para mim. Senti que não estava jogando mal, mas estava jogando muito no backhand dele, ele estava esperando ele lá - comemorou o líder do ranking.

O jogo

A tática inicial de Nadal ficou clara logo nos primeiros pontos. Buscou o backhand do argentino para explorá-lo, mas logo viu que Del Potro conseguiu se adaptar e não se intimidou. O tenista sul-americano aguentou as trocas de bola e conquistou a quebra no quinto game. Sem enfrentar um break point sequer, Del Potro sacou demais e fechou o set inicial.
Após a derrota na primeira parcial, o canhoto de Mallorca mudou ligeiramente a tática e passou a buscar a direita de Del Potro mais cedo nos pontos. A mudança surtiu efeito. O argentino baixou a intensidade e viu o número 1 do mundo crescer e ganhar muita confiança. Nadal se soltou após a primeira quebra e venceu uma sequência de nove games para abrir 6/0 3/0 nos sets seguintes. A superioridade de Nadal foi tanta que ele cometeu apenas um erro não-forçado em 40 minutos.
O argentino tentou voltar a partida, mas não conseguiu ter brecha diante do volume do jogo de Nadal. O Touro Miúra continuou usando as bolas profundas e fez o argentino se mexer. Desgastado fisicamente, Del Potro tentou resistir, mas não conseguiu medir forças diante do alto nível do líder do ranking mundial. O espanhol completou o jogo com 45 winners e 20 erros não-forçados, números impressionantes que ilustram o nível que apresentou em quadra.

Juan Martin del Potro pouco conseguiu fazer diante do alto nível do adversário US Open (Foto: Clive Brunskill/Getty Images)
A final masculina do US Open 2017 será realizada neste domingo, às 16h de Brasília, com transmissão do SporTV3. Principal favorito ao título, Rafael Nadal enfrenta o sul-africano Kevin Anderson. O Touro Miúra lidera o retrospecto por 4 a 0.



Nenhum comentário